segunda-feira, dezembro 22, 2003

Viva a sociedade alternativa

Interessante a situação que eu estou vivendo no momento morando numa comunidade alternativa em plena terra do tio Sam.. olha como são as coisas..logo nos Estados Unidos eu fui encontrar um lugar desses. Outro dia eu estava trabalhando na cozinha comunitária e me veio a cabeça como seria uma idéia muito interessante para o desenvolvimento do interior do Brasil.
Tudo cresce em terras brasileiras, tudo. Somos tão férteis, tão vivos. Por que tanta pobreza? O.k., tem a história de concentração de renda e tal. Mas eu acho que no fundo o brasileiro não sabe é se organizar. Talvez nós sejamos muito criativos mais criatividade não é só ter boas idéias, é tb saber viabilizá-las.
O americano é bom nisso pra caramba, ele sabe ganhar dinheiro. Rowe Conference Center significa um grupo de pessoas com pensamento comunitário que resolveu viver junto e ganhar dinheiro junto. A comunidade está situada nas montanhas de Massashusetts, um lugar de natureza exuberante. Existem habitações para os que moram aqui e existem quartos de hospedes para os que visitam o local durante as conferências que são realizadas no centro de convenções criado no campus da comunidade. Ou seja, a renda das conferências sustenta a comunidade. São workshops sobre artes e filosofia. Existe um grupo de voluntários (eu sou um deles) que participa da vida comunitária por um tempo e ajuda na manutenção do centro. Em troca, ganha a oportunidade de participar gratuitamente de todas as conferências que aqui são realizadas.
O nome desta história se chama "Intencional Comunnity". Ao todo são mais de 100 na região de New England. Cada uma com o seu jeito de fazer dinheiro. Pode ser um bonito hotel, agricultura, cursos de culinária, yoga, artes..
Eu traduziria para Comunidades Vocacionais. Um grupo de pessoas com vocação para arte ou o que seja, decide viver em comunidade e reunir forças para, em conjunto, se auto-sustentar.
Não seria uma boa idéia para o desenvolvimento do interior do brasil? Pescadores, agricultores, carpinteiros, rendadeiras...gente que tem algo em comum. Assim este povo reuniria competências para enfrentar o grande mercado. Para que ir para a cidade grande em busca de um trabalho que lhes tira a dignidade e viver empilhado numa favela?
Eu acho que seria uma boa alternativa...