quinta-feira, setembro 11, 2003

11/09/2003

11 de setembro em Nova York,


Não foi por confidencia que a conferencia promovida pela radio progressista de Nova York, WBAI, que reuniu a esquerda Nova Yorkina na noite de 11 de setembro para pensar os atentados de 2 anos atras, foi realizada em uma Igreja Batista. Fe e o que se vê em Nova York.

Ao contrario do interior do pais onde a fúria promovida pelo patriotismo acumula bandeiras expostas em todas, todas, as casas das pequenas cidades do continente americano.

Com certo alivio percebi a existência de pessoas que não sucumbiram a fúria e resolveram se encontrar para, de outra maneira, avaliar as causas dos atentados as torres gêmeas e ainda as justificativas que o Presidente George W. Bush utilizou para desencadear a guerra contra o Iraque. debates e documentários serão exibidos ate domingo dia 14.

Num primeiro momento o evento se concentrou naqueles que perderam parentes e amigos na queda do World Trade Center. O documentário 9/11, Memorial at Ground Zero, mostrou a indignação das famílias diante da atitude da prefeitura de Nova York em construir um novo complexo empresarial, negando a promessa de construção de um Memorial aos mortos no atentado. De fato ha um grande esforço do governo local em revitalizar a área e vários projetos estão sendo analisados. O grande medo daqueles que estavam na platéia era a possibilidade da construção de um Shopping Center no local.

Em seguida veio a busca por respostas a questões ainda não esclarecidas. O documentário produzido pelo jornalista Barrie Zwicker da TV Canadense Vision TV, se propôs a investigar todos as possíveis causas do atentado. Zwicker sugere que os fatos, assim como são veiculados na mídia, não são exatamente verossímeis e sim criados pelos governos interessados em arranjar justificativas para desencadear guerras, envolvidos em seus próprios interesses e acobertados pela grande mídia. O jornalista recapitulou a historia trazendo as razoes que geraram a guerra do Vietnã e do Golfo. Ele induz a platéia a pensar que os atentados as torres gêmeas eram do conhecimento do governo Bush pois, através documentos e uma grande pesquisa, Zwicker provou que mesmo a incompetência não justificaria o ocorrido.

Na mesma linha seguiu o palestrante Danny Schechter. "Mídia 'e o problema central" diz o jornalista. Para ele, veterano de empresas como CNN e ABC News, "quando as respostas começam a nascer, as câmeras desligam." Schechter acredita que a mídia comercial não esta disposta a trazer a verdade pois esta não 'e conveniente para os empresários que controlam as grandes corporações de comunicação. Criticando o comportamento patriota da classe media americana, o jornalista diz que esta tem medo de buscar a verdade pois não saberia como agir diante dela por isso prefere vestir a camisa do governo acumulando rancor e desejando vingança contra o inimigo. Ele faz um apelo a plateia: "nos estamos no mesmo local em que Martin Luther King, ha 30 anos atras, questionou os motivos que levaram a guerra do Vietnã, não vamos descansar em questionar a realidade que nos e apresentada. este 'e o dever da mídia independente e alternativa". O jornalista terminou o seu discurso criticando a política estrangeira de Bush: " brigar por mídia e democracia 'e brigar por diversidade de ideais e pensamentos."

O debate de 11 de setembro terminou com o discurso emocionado e bastante aplaudido de Cynthia Ann Mckinney. Afro Americana eleita pela Giorgia, foi um dos poucos membros do Congresso Americano a não assinar o termo de concordância da Guerra contra o Iraque. Hoje ativista política, Cynthia provoca a administração de Bush: "o que o governo sabia e quando tomou conhecimento dos atentados de 11 de setembro? quem mais sabia? e porque não revelaram a população inocente?
Estas são as perguntas que ainda estão no ar. Poucos são aqueles que estão dispostos a buscar as respostas. Nas ruas de Nova York, mensagens de paz e cartazes tomam muros de todos os bairros da cidade. Manifestações por toda parte. As preliminares das eleições de 2004 já começaram. Resta saber se as duvidas serão realmente esclarecidas. Agora, representam um prato cheio para os democratas.