terça-feira, junho 22, 2004

nó na garganta

Estranha esta coisa da minha voz. Eu sempre achei ela um tanto infantil, aguda. Um dia escutei a minha voz no som de um gravadorzinho. Senti uma coisa esquisita, um estranhamento de mim mesma. Como posso ter uma voz tão feia! Pareço uma menina metida e insolente… eu fiquei envergonhada, me sentindo um mísero ser humano daqueles bem normais que têm paranóias e complexos completamente bobos mas que sabem que isso é perfeitamente ordinário. Todo mundo têm essas coisas dentro de si, esse medo de parecer ridículo. Ou pelo menos eu tenho .

Outra festa eu encontrei uma amiga que me supreendeu. Disse que algo tinha mudado em mim, que tinha a ver com a minha voz. Senti um calafrio: como assim ela sabe?

Eu estou trabalhando muito minha voz.

Trabalhando eu uso muito a minha voz. É a minha principal ferramenta. Eu tenho que articular, formular idéias, conversar…falo muito. Começo escrevendo, esta é na maioria das vezes, a primeira etapa. Depois pego o telefone. Aí eu tenho que falar pra caralho. E a voz é muito importante! como poderia eu ter aquela voz de pirralha metida e melosa. Tenho que ter uma voz que carrega outros conceitos, nunca uma bobinha dando pinta de graciosa.

E ela reparou cara! Ela reparou o meu esforço em passar determinação, concisão, objetividade, confiança. Parece tão idiota, como me sinto ridícula realizando isso para mim mesma (ou será eu mesma) que eu me auto reprimi quanto `a minha voz, incorpando-a, tornando-a uma voz visualmente grande. Foi uma decisão tão íntima..relacionada a meus pensamentos mais lá dentro, que só eu sei..e que parecem tão pertinentes, tão grandes para mim e que ao mesmo tempo são tão pequenos, tão tipicamente humanos e que por isso TODO mundo tem.

Se funcionou ou não….sei lá. hamse hamses e saravas a parte eu me desgastei. passei do limite. Estou há dias com um incômodo na garganta.. não é dor de garganta clássica, de tosse de gripe não. É um incômodo que deixa minha garganta seca e arranhada.

Somatizei.

Nenhum comentário: